O Brasil confia em Branding

Seis em cada 10 CEOs brasileiros de sucesso confiam em branding. Esse dado eleva o Brasil ao posto de país da América Latina com a maior verba destinada à essa estratégia de mercado, atrelada ao marketing digital. Que os bons ventos soprem em 2014!

Não é novidade que o Brasil chama cada vez mais a atenção internacionalmente. A Copa do Mundo que, apesar de ser polêmica, é de indiscutível importância para o setor empresarial. O Brasil se torna cada vez mais competitivo no mercado de serviços, as marcas nacionais crescem e valorizam mais diante do mercado mundial, e o e-commerce lidera essa transformação.

Um estudo divulgado pela eMarketer revela que o Brasil deverá investir mais de 3 bilhões de dólares em marketing digital em 2014. Um aumento de 28% se comparado com o ano de 2013. A Copa do Mundo e as eleições são apontadas como os grandes responsáveis por esse crescimento.

Além disso as vendas do e-commerce no Brasil devem dobrar em cinco anos, passando de 9,58 bilhões em 2011 para 17,3 bilhões de dólares em 2016. De cada cinco brasileiros, dois realizarão compras on-line até 2016, gastando mais de 13 bilhões em compras por ano.

Um bom marketing digital é pautado pelo branding, que é a grande aposta das empresas brasileiras de sucesso. A prática do branding (gestão de marcas) já é realizada internacionalmente faz tempo, mas só agora ganha corpo e a devida importância no nosso país. Antes tarde do que nunca!

Com tanta concorrência na rede uma boa gestão da marca se faz obrigatória para gerar diferenciação e agregar valor ao produto/serviço. Pois como já falamos aqui o consumidor está cada vez mais exigente, e o brasileiro não fica de fora. Os CEOs brasileiros sabem disso, e elevam, em 2014, o Brasil ao posto de país da América Latina com a maior verba destinada ao marketing digital, representando 60,3% do total investido pelos países.

Um estudo realizado pela Oracle evidencia que para 52% dos consumidores a qualidade no atendimento e a personalização da experiência são muito importantes, e para 65% a disponibilidade de estoque, a variedade de serviços e de formas de pagamento são fundamentais.

Um levantamento realizado pela consultoria nacional DOM Strategy Partners revelou que 62% dos CEOs e presidentes de grandes empresas do Brasil confiam no branding como um dos principais instrumentos para traçar estratégias focadas na gestão dos negócios. A pesquisa ouviu 181 líderes de empresas de vários setores nacionais, tais como a Natura, Habbib`s, Hering, Itaú, Bradesco Seguros, Azul Linhas Aéreas, Sky, entre outras.

Os grandes líderes locais já descobriram o valor do branding. Você vai ficar de fora? Confira algumas dicas para começar a prática de branding na sua empresa no artigo Branding para pequenas empresas.

Absolut, apenas um nome basta

A Absolut mudou. A marca lançou a campanha "Transforme Hoje" e afirmou seu posto de destaque no mercado, deixando seu DNA ainda mais ousado e artístico. Nesse processo ela também alterou sua identidade visual, mas você nem se deu conta, não é mesmo?

A Absolut executou tão bem seu redesign que ele parece que sempre existiu. Tudo soa tão condizente com a marca que a sensação causada é que a evolução foi natural e imperceptível. Você olha a identidade visual e tem certeza que aquela é a proposta mais adequada mesmo sem saber explicar o por que. Então eu te explico aqui.


Uma boa gestão de marca envolve o cuidado constante, ou seja, pequenos reparos quase imperceptíveis que deixam a imagem sempre bem vista pelos consumidores. Uma marca icônica é assim: eterna (pois não perde seus valores) e sempre atual. Marcas icônicas superam crises de mercado e seguem firmes, pois já estão um patamar acima dos concorrentes. Elas fazem parte da nossa vida.

As palavras "País da Suécia" e "Vodka" foram retiradas da identidade visual principal, deixando apenas "Absolut" (como nós sempre a chamamos) seguido de um ponto final - mais claro impossível. A tipografia sofre pequenas mudanças para ganhar um pouco mais de diferenciação, já que agora atua sozinha.

"A marca se tornou tão icônica que nós já não precisamos do logo de três linhas para nos fazer entender. Nós estamos colocando o foco na parte mais importante da marca - Absolut. A palavra em si não apenas significa o perfeito, o completo, o único, mas também o sem final, infinito, o indefinido. Nós sentimos que essa é uma essência da marca, então colocamos ênfase nessa dualidade, e o fato é que a criação é um processo com um horizonte infinito, que nunca termina." Anna Kamjou, diretor global de Design Estratégico da Absolut.

Com a identidade padrão mais objetiva e impactante a Absolut abre o leque para ousar mais na sua identidade de apoio, ou seja, a que vem estampadas nas garrafas de vodka. Cada embalagem foi também redesenhada de acordo, ganhando uma submarca que se modifica com o tipo e o sabor do produto. As garrafas perderam o excesso de tipografia manuscrita e ganharam uma cara mais artística e intensa.


Para solidificar esse processo e inserir a nova identidade no mercado a marca lançou uma campanha global. Ela não anunciou nenhuma mudança no seu logo, deixou que a campanha envolvesse o público e ele próprio sentisse a nova marca Absolut. Nada precisa ser dito.

Sempre associada com a comunidade artística, a Absolut continua a tratar com esse público. O slogan "Transforme Hoje" vem acompanhado de personalidades artísticas que traduzem e colaboram com a marca. Pessoas que elaboram o seu trabalho mudando as coisas, desafiando convenções e recriando-se a fim de se tornar algo mais. Pura sintonia de pensamento e de atitude.


O dia em que a CTIS voltou atrás

A gigante brasiliense de tecnologia da informação mudou a pronúncia do seu nome e travou um embate entre seguir suas origens ou conquistar novos mercados.

À pedidos de alguns leitores hoje o artigo é sobre o caso da mudança de nome da CTIS.

A CTIS foi fundada em Brasília em 1983 para oferecer serviços de informática (CTIS IT Services), em 1986 ela passou também a vender produtos eletrônicos (CTIS Digital) e em 1991 entrou no setor de impressão gráfica (CTIS Printing Center). Isso demonstra a diversidade e audácia dessa empresa, que hoje em dia conta com mais de 10mil funcionários e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, além de seis em Brasília.


No ano de 2008, devido à rápida expansão de mercado, a empresa resolveu reestruturar sua identidade visual. Hoje em dia quase ninguém se lembra do antigo logo da CTIS com suas letras blocadas em azul.



"O conceito contemplado no planejamento da nova identidade visual da CTIS tomou por base nossa disposição e nossa capacidade para a expansão e a conquista de novos mercados." Avaldir Oliveira, diretor-presidente da CTIS

O processo de construção da nova identidade foi bem alinhado e detalhado, conseguindo ser aplicado a todos os canais da empresa e gerar solidez e padronização. O logo foi totalmente reformulado, um símbolo foi adicionado, as cores ganharam vida e a tipografia ficou mais leve e amigável.

Realmente a empresa cresceu e buscou novos desafios, mas o maior deles foi convencer o público que convivia com a marca há 25 anos a chamá-la de por um outro nome. A justificativa era que nas outras cidades os consumidores chamavam a empresa de - Cê-TIS - e não de - Cê-Tê-I-eSse - como em Brasília. A informação veio através de campanhas veiculadas em jornais e revistas de mídia nacional, sem muitos detalhes, apenas uma pronúncia nova para um nome antigo na boca dos consumidores.


Comentários sobre a empresa encontrados na internet. Não se encontram mais os vídeos e as explicações sobre a mudança de nome, nem citações, nem artigos. Não se encontra nada desse passado recente...

A mudança gerou reclamações dos consumidores e estranhamento na mídia, e um embate foi travado: o consumidor fiel e defensor da marca X o novo mercado nacional que poderia ser conquistado. A empresa estava maravilhada com o novo público que poderia conquistar e deixou suas origens para poder ganhar o Brasil. A CTIS manteve essa decisão por 4 anos, e no fim de 2012 lançou o seguinte vídeo.


Sim, a gigante CTIS voltou atrás e entendeu o consumidor que sempre esteve com ela. Voltou ao seu público, reconheceu suas origens e arrumou uma parte da confusão. Além disso fez uma boa analogia com o ator Murilo Rosa, que quase ninguém sabe que nasceu em Brasília, mas que tem orgulho do seu berço. A CTIS quis novamente ter orgulho de ser brasiliense.

Fica a lição: uma boa marca deve ser capaz de se expandir e conquistar novos mercados sem se esquecer da sua origem, pois é a origem que dá significado à sua essência.


A nova identidade Visa, injustificável

A Visa apresenta ao mundo sua nova identidade, decorrente de algumas mudanças de posicionamento. A empresa eliminou o famoso logo azul, branco e dourado, e retrocedeu em favor do slogan “Everywhere you want to be.” Uma manobra de marca que denuncia a atual pressão do mercado por mudanças tecnológicas.

Este mês a Visa mostrou ao mercado internacional sua nova identidade gráfica. Segundo a empresa essa nova imagem foi projetada para refletir melhor toda a gama de produtos de pagamento eletrônico, alcançar novos públicos e aumentar a segurança. Ou seja, falar em uma linguagem universal devido à diversidade de públicos, produtos e ambientes em que a empresa atua.
Nova identidade gráfica (logo) Visa

Comparativo entre a marca antiga (esquerda) e a nova (direita)


Para ser bem sucedido, a simples aspiração: "ser a melhor maneira de pagar e ser pago" precisa conduzir tudo e todos na Visa. Meio século depois , nós adicionamos três palavras para o nosso objetivo: "para todos, em toda parte. (for everyone, everywhere)." Confira aqui o resto do texto publicado pela Visa sobre a mudança.

Assim como fez a Philips, a Visa optou pelo famoso ditado "menos é mais" e investiu em uma logo crua com a justificativa de obter maior padronização em uma série de elementos atuantes. A diferença é que a Philips solidificou o seu posicionamento na parte gráfica e realmente melhorou a pregnância do seu símbolo. A Visa só seguiu a onda. Simplificou uma imagem icônica e sólida - já simples por si só - desnecessariamente.

Nova imagem e campanha Visa, que será atrelada ao patrocínio das Olimpíadas de Inverno 2014

Acredito que essa nova identidade da Visa decorre de uma pressão competitiva. O mercado passa agora por uma onda de redesenhos, onde parece fator obrigatório que toda marca se reinvente para expressar sua inserção nesse novo patamar tecnológico que vivemos. A simplicidade é o novo "in"nos trends de marca para esse ano, mas a Visa levou isso para um patamar extremo.

Vídeo institucional com a evolução da marca e slogan

Em 2006 a Visa brilhantemente inseriu o traço dourado na letra v e agregou mais personalidade e diferenciação à sua identidade gráfica, além de criar campanhas inteligentes, divertidas e inéditas. Em 2014 ela retrocede às origens e joga fora anos de estudos e trabalho em nome de uma plataforma universal de comunicação. Um fato que não justifica em nada a simplificação. Não faz sentido substituir uma marca vibrante e relevante, com cores vivas e essências de personalidade, por uma marca fria e universal, com uma cor mais opaca e um gradiente mal executado.

Uma empresa pode mudar sua forma de atuar, pode mudar seu slogan, mudar seus valores em prol de uma experiência melhor para consumidores, funcionários e parceiros. Mas não é obrigatório mudar sua aparência gráfica a menos que essa não mais reflita seus novos ideais. A Visa mudou sem necessidade.

Fica a reflexão: até onde vale a pena apagar, com um balde azul escuro, uma essência construída com excelência?



Branding para pequenas empresas

O branding é comumente associado à grandes empresas e grandes êxitos de mercado. Mas as pequenas empresas podem e devem pensar em cuidar das suas marcas também. Para fazer branding não é preciso ser grande, é preciso pensar grande.

Um esclarecimento se faz necessário: o que é branding? Ele é o conjunto de práticas e técnicas utilizadas para a construção e o fortalecimento de uma marca, ou seja, uma gestão de marca. Para mais detalhes olhe o artigo de branding já publicado aqui.

Pequenas empresas devem pensar em branding e trabalhá-lo de uma forma contínua no seu dia a dia, assim como grandes empresas fazem. Acreditem, isso é possível. E esse comportamento gera valorização da sua marca e fornece maturidade para buscar um maior crescimento. Pequenas empresas que investem em branding quase sempre tem maior lucro e maior rentabilidade no mercado pois se diferenciam dos concorrentes.

O branding gera diferenciação

A maior barreira é o desconhecimento do que realmente é uma marca e qual a sua importância estratégica para a empresa. Toda empresa tem uma identidade visual (ou uma logo), mas a maioria não sabe o que expressa sua marca, ou seja, que valores e que sentimentos a empresa reflete ao consumidor. As pequenas empresas devem ter consciência que a marca deve se identificar com seu consumidor. Não apenas vender um produto ou serviço, mas fornecer uma boa experiência. Só assim se gera fidelização.

A mídia acaba criando uma ideia errônea de que para construir uma boa marca é necessário muito dinheiro e grandes investimentos de marketing - realidade distante dos micro e pequenos empreendedores. Para construir uma boa marca é necessário investir na diferenciação e estar atento ao seu consumidor.


Quais são os valores da sua empresa?

Você deve pensar: em que eu acredito? como posso melhorar o meu atendimento? será que posso investir um pouco mais para ter um serviço de melhor qualidade? o que está pensando meu cliente? o que diz meu material publicitário é realmente verdade? Deixe claro sua visão de negócios, crie vínculos de qualidade e deixe claro aos seus funcionários o porque de suas decisões e orientações. E o investimento em um consultor, um profissional capacitado ajuda a tornar o processo mais claro e mais exitoso, sendo uma ajuda valiosa.

"A grande maioria dos nossos clientes são empresas grandes e bem sucedidas. Mas um dia elas foram pequenas. Para ilustrar, eu podia contar a história da TAM do Rolim, da Natura do Luiz Seabra, da Globo do Roberto Marinho. Todos esses fundadores inovaram porque tinham uma visão crítica sobre sociedade e os negócios em sua época. Essa visão crítica os fez propor novas e melhores maneiras de servir a seus públicos. Sem exceção todos eles tinham a intenção e o compromisso de fazer algo novo, bom e bem feito. E lutaram tanto para colocar de pé o seu desejo que deixaram sua marca na sociedade." Thymus Branding

Construir uma marca é um esforço constante onde o resultado vem a médio e largo prazo. É como criar um filho, onde o amor, a dedicação e o trabalho árduo um dia se transformam em orgulho por ver o resultado final.


Criatividade no ambiente de trabalho

Descubra maneiras simples de modificar seu espaço de trabalho. Como atrair a criatividade e proporcionar uma maior interatividade entre os funcionários, sem perder o potencial produtivo da empresa.

Todos, em algum momento da vida, buscamos ser mais criativos. A palavra, que significa a capacidade de criar, nos proporciona a escolha de novos caminhos e novas soluções, e muitas vezes nos diferencia dos demais.

O ambiente de trabalho deve ser visto com novos olhos. É o espaço onde ideias e diálogos devem gerar novas soluções para antigos problemas, onde os funcionários devem trabalhar satisfeitos, onde tenha a identidade da empresa e transmita seus princípios.

1. Planeje um ambiente comum na sua empresa e incentive a conversa entre seus funcionários, a criatividade provém muitas vezes de reuniões espontâneas e discussões casuais.

Átrio do prédio da Pixar

Um grande promotor e visionário da criatividade nos ambientes de trabalho foi Steve Jobs ao redesenhar o prédio da Pixar. Ele acabou com a idéia de andares separados para cada nichos de profissionais, onde as ideias eram desenvolvidas por email e chat. Criou um átrio central de interação onde os funcionários podiam sair um momento de seus postos de trabalho e conversar.

2. Reduza a barreira entre funcionários, gere a ideia de um espaço mais amplo, mais transparente e mais comunicativo.


Escritório do Facebook em Palo Alto feito pelo Studio o+a

Evite divisões desnecessárias entre colegas de trabalho. Os nichos, ou baias, são estruturas que encarceram o funcionário e impossibilitam a sua interação com os demais e o avanço da sua produtividade. Opte por espaços mais abertos, e se necessário, utilize divisórias de vidro. Os funcionários podem se ver e gerar um ambiente mais positivo, além de cada um buscar uma maior produtividade, já que está visível no meio dos demais.

3. Reformule os símbolos de poder da sua organização, excesso de hierarquia e comandos inquestionáveis não levam a nada.


Projeto feito pela empresa Sprikk

As hierarquias excessivas não levam a nada. Foi-se o tempo industrial onde os chefes ficavam no andar de cima e os funcionários apenas executavam ordens. Invista em uma maior horizontalidade do seu espaço de trabalho. O chefe deve ter uma sala própria, mas com uma maior comunicação com seus funcionários. Uma sala que lhe forneça privacidade nos momentos necessários, mas que não lhe isole dos demais no escritório.

4. Decore seu espaço de trabalho com a personalidade da empresa, deixe que seus funcionários saibam o porque trabalham com você e faça com que eles acreditem no que você acredita.



Decorações de empresas feita pela Kola

Trabalhe com uma decoração que tenha as cores e os traços comunicativos da empresa. Invista em adesivos personalizados, divertidos ou não, mas que expressem visualmente os valores da sua marca. Adesivar a missão e visão da empresa é uma boa ideia, pois coloca os funcionários sempre em contato com a sua filosofia (você pode colocar inclusive depoimentos de clientes). Não se esqueça de sinalizar bem os ambientes do escritório para não gerar dúvidas.

Aqui vão outras dicas simples:

- Estabeleça as normas sociais no ambiente de trabalho, regras também são importantes e devem ser cumpridas para uma melhor utilização do escritório;

- Promova encontros entre os funcionários, onde todos podem ficar sabendo do andamento de cada tarefa e do projeto;

- Coloque objetos de uso comum, tais como copiadoras e máquina de café em locais de maior circulação, assim você promove a interação;

- Reduza a distância física entre colegas de trabalho;

- Permita a privacidade também, locais comuns devem ser sinalizados, e locais de trabalho devem permitir o silêncio e a concentração de quem precisa.

Se inspire com essas imagens!






Tendências de mercado em 2014 - Parte II

O marketing se solidifica na era digital e o offline e online se fundem para proporcionar uma experiência mais completa e pessoal para o consumidor. Saber posicionar e gerenciar sua marca na web é imprescindível hoje em dia. 

Continuando o post anterior, confira aqui as tendências de 2014 no âmbito online. 

Apresentar um discurso sólido e consistente com as plataformas eletrônicas, buscar a personalização da comunicação e estar atento à novidades são algumas das dicas para você seguir e se destacar no mercado este ano.

6. Adapte para o celular

Os smartphones já são realidade, e cada vez mais o usuário passa mais tempo conectado neste dispositivo. Ao criar o seu conteúdo online, adaptá-lo para a tela do celular é um passo obrigatório. Para  2014 as marcas precisam adaptar estratégias, conteúdo, fluxo de comunicações e mecanismos de entrega para um consumidor multi-tasking. O bom marketing deve ser feito em tempo real, auxiliado por uma publicidade baseada na localização GPS. 

Dados da pesquisa "Previsão Global de Dados Móveis do Índice de Redes Visuais", encomendada pela Cisco, empresa de Telecomunicações.

7. Personalize já!

O target se torna pessoal. Desejos e críticas mais fortes devem tornar a experiência da marca com o consumidor cada vez mais pessoal. Produtos e serviços devem buscar customizar e captar a personalidade do seu público alvo, para corresponder às altas expectativas. Expectativas correspondidas geram engajamento e publicidade gratuita através da recomendação da marca.

8. Nada de exageros

As redes sociais e apps são fenômenos modernos, e são sempre locais cheios de consumidores potenciais, mas cuidado, sua marca não deve estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com a diversificação digital e a explosão de novos canais de comunicação as marcas devem se perguntar qual é o lugar correto para estar, e o que elas devem comunicar em cada canal. O sucesso não depende da quantidade, mas sim da qualidade do material exposto.

Redes sociais e plataformas online, não se iluda com tanta diversidade.

9. Rapidez de conteúdo

A internet nos trouxe a era da velocidade, por isso esteja atento, invista em menos palavras e mais imagens para conquistar consumidores (principalmente os jovens). Os micro vídeos continuam a crescer em popularidade e uso, pois estão cada vez mais acessíveis a todos. Use o Instagram ou Pinterest para exposição de imagens, o Vine para vídeos curtos e o Snapchat para mensagens rápidas e multimídia. O público quer se sentir especial: velocidade, humor e personalidade são pontos importantes na comunicação online.

Snapchat, o serviço processa por dia 50 milhões de imagens que são compartilhadas com amigos e em segundos se auto destroem.

10. Marcas com traços humanos

O universo online traz a possibilidade de desenvolver uma personalidade mais humana para as marcas. Criar uma identidade digital vale tanto para o consumidor quanto para a marca. Elas agora expandem as características que definem seus produtos e serviços, para impactar mais o público. Seja através de um tom característico de voz, um personagem, porta-voz ou mascote, as marcas estão cada vez mais humanas, para se portar como um de nós e estabelecer relações mais confiáveis. 

Tendências de mercado em 2014

Mais um ano começa, e com ele novas resoluções e novas atitudes. Isso vale para sua vida e para sua empresa também. Para ajudar confira aqui as principais tendências de mercado em relação às marcas para este ano.

Para o Brasil, 2014 é ano de Copa do Mundo, o mercado estará aquecido e os consumidores cada vez mais exigentes e com maiores expectativas. Nesse ano mude velhos hábitos, adote novos métodos de engajamento de marca e crie um futuro mais lucrativo para sua empresa. Confira as tendências globais abaixo e inspire-se!

1. Quanto mais nova, melhor

A atração por marcas "estabelecidas" dá lugar à atração por marcas desconhecidas, que ainda não se comprovaram no mercado. O consumidor vai confiar cada vez mais nas chamadas "marcas ficha limpa", marcas sem história e sem legado. A esse fenômeno se dá o nome de Instant Trust (Confiança Instantânea), e é resultado de uma falta de confiança nas grandes empresas. As marcas novas, por acabarem de entrar no mercado, não cometeram nenhum erro ainda, e isso leva os consumidores a acreditar que elas continuarão agindo corretamente no futuro também.

O aplicativo de mensagens 2go da África do Sul, colocou o facebook de lado na Nigéria, alcançando 5 milhões de usuários, com 50 mil novos registros por dia

2. Uma melhor experiência

O mercado está cada vez mais globalizado, e esse fato gera a democratização de mercado. O futuro brinda o empreendedorismo e a diversificação de produtos e serviços. A tendência é que cada vez mais empresas briguem no mercado, criando marcas voltadas para atender demandas específicas. Marcas que trabalham exaustivamente para lançar novos produtos e serviços, pautados numa melhor experiência para o consumidor.

O Post Fumaça Preta foi lançado em julho de 2013, e é um aplicativo que permite que brasileiros denunciem veículos altamente poluentes através de fotos e queixas.

3. Menos publicidade, mais recomendação

Do que vale uma publicidade bem feita se seus amigos não indicam a marca? O consumidor não se deixa levar por falsas promessas, e sim por grupos de consumo (os fóruns de debates estão cada vez mais em alta). Uma pesquisa da Nielsen (abril de 2012) diz que 92% dos consumidores globais confiam nas recomendações de amigos e familiares acima de qualquer forma de publicidade. 70% dos consumidores confiam nas opiniões de consumidores online e apenas 47% confiam em anúncios de televisão.

4. Consumidores mais exigentes

Nos últimos 5 anos as expectativas dos consumidores cresceram 20% e as marcas conseguiram atender apenas 5% dessas expectativas com os produtos e serviços entregues (Forbes). Ou seja, o que é desejado não é obtido. O resultado de consumidores mais exigentes é a diminuição da vida útil das marcas. A idade média das marcas caiu de 84 para 68 em 2012 (BrandZ top 100 Global Brands Report) e a tendência é diminuir mais. Por isso a habilidade de identificar e atender às expectativas dos consumidores vai acarretar em vantagem de mercado.

Devido ao crescimento do mercado "ecologicamente correto" no fim de 2012 foi lançado o primeiro refrigerante orgânico a ser produzido no Brasil. O Wewi é produzido com guaraná da Amazônia, sem aromatizantes e conservantes artificiais.

5. Simplicidade e transparência

As operações simples e enxutas, executadas com transparência, atraem o consumidor pois são claras e fáceis para ele entender. Uma marca limpa gera confiança, e confiança gera lealdade. A idéia do capitalismo industrial, onde confidencialidade gerava vantagem competitiva, acabou. As marcas que simplificam a tomada de decisão do consumidor tem 115% mais de probabilidade de serem recomendadas. (CEB, maio de 2012)

O TransferWise é um serviço de câmbio que conecta consumidores interessados em trocar libras e euros, evitando as taxas e comissões altas de bancos. Já foram trocados mais de  10 milhões de euros, gerando uma economia de mais de 500 mil euros no processo.

Essa foi a Parte I do post! Gostou? Então aguarde que quinta-feira sai a Parte II, com as tendências para o mercado online.