Mais do mesmo: o novo logo Netflix

Um tema que anda correndo na boca dos designers e internautas é o novo logo da Netflix, notado por alguns na semana passada. Antes que você venha dizer que não há nada diferente, realmente o site da empresa e o serviço continuam com a mesma cara, eles ainda não mudaram e ninguém sabe se vão mudar. Então onde está o novo logo?

Para quem não sabe a Netflix é a empresa que afundou a gigante Blockbuster ao inovar e oferecer um catálogo de filmes e séries pela internet. Atualmente a Netflix conta com mais de 44 milhões de assinantes em mais de 40 países.

Netflix, um gigantesco e inovador catálogo online

A empresa que era uma reprodutora de conteúdo resolveu então ser uma criadora e lançou séries originais, obtendo um estrondoso sucesso em duas – “House Of Cards” e “Orange Is The New Black” – que chegam à segunda temporada este ano. Pois aí entra em cena o novo logo Netflix.

A Netflix foi bem estratégica e comercial ao inserir o novo logo somente no trailer de divulgação da nova temporada de “Orange Is The New Black”. Resumindo, para saber a aplicação da nova marca Netflix a única opção é ver o vídeo.



Algumas pessoas assistiram notaram a mudança, comentaram e repassaram adiante. O resultado? Mais de 7 milhões de views. Bem mais que muitos dos outros vídeos do seu canal no Youtube. Ponto para a Netflix? Ainda não.

Apesar da boa estratégia de divulgação do seu conteúdo o novo logo não me parece tão bom assim, ele perde características marcantes da empresa em prol do “Flat Design”. Cada vez mais vejo empresas que possuem marcas icônicas se desfazerem de uma identidade fortemente construída para se apoiarem na simplicidade e universalidade. Genérico e entediante na maioria das vezes.

novo logo netflix
O novo logo Netflix, identidade x universalidade (Imagem: BrandNew)

Começamos outra vez a velha discussão - limpar e simplificar elementos é bom, mas até que ponto? A justificativa quase sempre é o melhor uso em plataformas multimídia e a democratização da imagem, o que em alguns casos faz sentido e realmente melhora a percepção da marca, mas em outros é apenas uma mudança sem necessidade para tentar se adequar à essa nova era tecnológica.
A sombra e o contorno me faziam pensar em teatros antigos e aludiam à era de ouro do cinema. É estranho perder isso agora que a Netflix é um fenômeno. Independente disso eu não creio que eles vão perder seu valor de marca pois não mudaram tanto, apenas ficaram planos.” Comentário de um internauta.
O antigo logo Netflix era atemporal, instantaneamente reconhecível e de fácil uso, não necessitava mudanças. Tudo parece um erro. Torço para que este logo esteja presente somente em alguns casos especiais e o resto da identidade permaneça igual, afinal eles ainda mantiveram o vermelho.

O que é mais importante? Ter raízes ou estar de acordo com as normas estilísticas vigentes? Para mim marcas são como pessoas. Se renovar, se manter jovial e corrigir imperfeições faz bem, mas cuidado pois plásticas podem viciar, te descaracterizar e te transformar num monstro. A autenticidade vale mais que a aceitação social.

Eu gosto mesmo é da Coca-Cola.


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