Dicas para manter o foco em um mundo dinâmico

Em um mundo cheio de distração o foco é vantagem competitiva. E todos sabemos que hoje em dia manter o foco é algo extremamente difícil. A rotina é vista como inimiga da criatividade, mas nós temos que ser criativos todos os dias. O que fazer então?

Me dei à liberdade de não falar sobre marcas hoje. Amanhã o blog completa 03 meses e por isso  resolvi compartilhar com vocês dicas que me ajudam muito a seguir em frente e nutrir sempre esse blog, pois muita gente me pergunta. Criar não é difícil, o difícil é se manter.

Nós criativos temos uma deficiência de foco, por natureza. Um criativo quase sempre é incapaz de manter-se em uma linha constante e fazer a mesma coisa todos os dias. Nós aprendemos que a rotina é algo que parece inatingível e que ela definitivamente não combina com criatividade. Mas o mundo nos prova o contrário, pois ele exige uma criatividade diária do empreendedor, e nós temos que nos reinventar todo dia para poder chegar ao dia seguinte. 

Parafraseando Thomas Edison "Algo genial provém de 1% de inspiração e 99% de transpiração." Ou seja, para fazer com que qualquer coisa se torne realidade você precisa agir, falhar, adaptar e aprender com o cotidiano. Não adianta ter um milhão de boas ideias - afinal isso muita gente tem - e não executar nenhuma. Aí que entra o foco, ele faz com que as coisas realmente sejam feitas. O foco cria planos, e os planos tornam reais os objetivos. 
A mais básica forma de estupidez humana é esquecer o que estamos tentando alcançar. Friedrich Nietzsche
Realmente, para nós criativos, a rotina não é nada confortável. Ela não deve ser um dogma absoluto, mas também não deve ser subestimada, ela é necessária e faz bem. Fazer uma coisa nova todos os dias é saudável e inspirador, mas é o que você faz todos os dias que te traz resultados paupáveis e te leva adiante.


Achei esse mindmap muito útil, tire um tempo para lê-lo e veja o que você pode aplicar no seu dia a dia. Ele mostra algumas das dicas que falarei nesse post.

Deixo abaixo algumas dicas que aprendi e como tento usá-las para manter o foco e aprimorar minha atenção para produzir um trabalho que realmente importa.

Valorize o seu tempo criativo
Separe um tempo na sua agenda para um trabalho focado e ininterrupto. E o mais importante, respeite esse tempo pois ele é tão ou mais importante que uma reunião com um cliente. Comece com poucos minutos e vá aumentando conforme você se acostuma. Eu evito atender clientes de manhã, e duas vezes na semana me foco em escrever meus artigos.

Gerencie a sua atenção, não apenas o seu tempo
Não adianta separar seu tempo para uma tarefa e não manter seu nível de concentração nela. Por isso descubra suas horas mais produtivas e separe para tarefas que requerem um grande foco de concentração. As minhas horas produtivas são no início da manhã ou à noite.

Estabeleça rituais
Aquela hora, aquele lugar, aquela música. Crie pequenos rituais, pois eles funcionam como gatilhos associativos para o seu cérebro. Eles permitem que sua mente entenda que é hora de trabalhar e se fortaleça diariamente. Eu pessoalmente adoro escrever às 7 horas da manhã, é calmo e tranqüilo e o meu cérebro está fresco após uma noite de sono.

Seja freqüente
Se comprometa com algo e seja consistente. Crie metas e as siga. Não espere por um lampejo criativo, faça algo, mesmo você se sentindo inspirado ou não. Eu posto duas vezes por semana, sempre às manhãs, faça chuva ou faça sol, tenha copa ou não. Para mim essa é a dica mais difícil de seguir!

Mantenha seu progresso visível
Marcar o seu progresso é um grande motivador para qualquer projeto. Deixe visível quais foram suas conquistas diárias através de posts it, emails ou algum outro meio. Não há nada mais reconfortante que uma tarefa riscada na agenda como feita.

Dê um tempo
A vida não é feita só de foco e trabalho. Hora de trabalhar é hora de trabalhar, mas permita-se também um descanso. Não há nada de errado em pegar o seu smartphone, sair para caminhar ou beber com os amigos, seu cérebro descansa e agradece também. Desconecte-se. Sim, meu Iphone é um vício... whatsapp, analytics, facebook, instagram... não vivo sem. Também adoro sair para lanchar no meio da tarde, e não me privo.

Diga não!
A vida é feita de escolhas. Às vezes você vai deixar de ir em algum evento com seus amigos, deixar de debater aquele assunto no grupo do whatsapp, deixar algum trabalho de lado... isso é normal. Tenha consciência que você não pode e não vai fazer tudo que quer. Não tenha medo de dizer não. Meus domingos escrevendo já traduzem isso.


Eu nunca tive muito foco, a cada dia eu tinha um novo plano. Mas hoje eu tento exercitá-lo cotidianamente e o levo para onde for, gravado como tatuagem no pulso.

Se você curte o blog cadastre seu email abaixo e faça parte da nossa rede de amigos! Você vai receber atualizações semanais com os novos posts, imperdível né?


Delivered by FeedBurner

7 coments

Gi, este post veio na hora CERTA do meu dia. Sem mais, me ajudou muito. Parabéns!

Reply

Que bom amiga! Gratificante ouvir comentários como o seu. E foco que você pode conseguir tudo que deseja! Um beijo grande

Reply

pra alguem que chupou um outro texto, você forçou demais no uso da expressão ''nós criativos".

Reply

Daniel,
todos os posts desse blog se baseiam em referências da internet, em livros e em fatos diários. Todos os posts são escritos desde o zero por mim, com minhas próprias palavras e com muito carinho e dedicação, para oferecer um conteúdo de qualidade no ramo de branding. Tenho artigos reconhecidos e publicados em português e espanhol em fóruns de alta qualidade no assunto (como o FOROALFA).
Para esse post, se você percebeu, inclusive eu coloquei minhas próprias experiências como blogueira em cada uma das dicas, além de buscar frases de livros, como a Nietzsche.

E para eu parar meu trabalho e as coisas que faço e escrever dois posts toda semana, sim é ser criativo.
Um abraço e continue lendo e comentando aqui no blog!

Reply

OláGiovanna,
não quero ser rude, mas o comentário não foi com relação ao trabalho que você tem, diz ter ou deseja ter.
Sou de um tempo (não muito distante) que a modéstia limitava positivamente as pessoas a se autodenominarem em algo. Neste contexto, elogios e adjetivos eram usados por terceiros, como uma forma de reconhecimento.
Não sei se te falta conhecimento sobre o que é criatividade ou trabalho criativo ou é deslumbre mesmo com o potencial que um blog e ferramentas web tem em repassar informações e criar esta imagem (e auto-imagem) de seu dono, mesmo quando a geração de conteúdo é na base do control c, control v e reedição.
Se você para seu trabalho para escrever dois posts semanalmente, diria que você é disciplinada e focada ( e veja que esse seria um reconhecimento elogioso justamente a ser feito pelo contexto do post em questão).

Não quero criar uma polêmica, atrito ou uma infindável discussão mas acho muito importante a discussão. Não trabalho na mesma área que você, trabalho na camada abaixo (infraestrutura de internet) mas observo este tipo de posicionamento e me pergunto se em breve teremos uma comoditização de conteúdo online, dificultando a criação de conteúdo real e de valor.

um abraço e obrigado pelo tempo e espaço.

Reply

Postar um comentário