A nova identidade Visa, injustificável

A Visa apresenta ao mundo sua nova identidade, decorrente de algumas mudanças de posicionamento. A empresa eliminou o famoso logo azul, branco e dourado, e retrocedeu em favor do slogan “Everywhere you want to be.” Uma manobra de marca que denuncia a atual pressão do mercado por mudanças tecnológicas.

Este mês a Visa mostrou ao mercado internacional sua nova identidade gráfica. Segundo a empresa essa nova imagem foi projetada para refletir melhor toda a gama de produtos de pagamento eletrônico, alcançar novos públicos e aumentar a segurança. Ou seja, falar em uma linguagem universal devido à diversidade de públicos, produtos e ambientes em que a empresa atua.
Nova identidade gráfica (logo) Visa

Comparativo entre a marca antiga (esquerda) e a nova (direita)


Para ser bem sucedido, a simples aspiração: "ser a melhor maneira de pagar e ser pago" precisa conduzir tudo e todos na Visa. Meio século depois , nós adicionamos três palavras para o nosso objetivo: "para todos, em toda parte. (for everyone, everywhere)." Confira aqui o resto do texto publicado pela Visa sobre a mudança.

Assim como fez a Philips, a Visa optou pelo famoso ditado "menos é mais" e investiu em uma logo crua com a justificativa de obter maior padronização em uma série de elementos atuantes. A diferença é que a Philips solidificou o seu posicionamento na parte gráfica e realmente melhorou a pregnância do seu símbolo. A Visa só seguiu a onda. Simplificou uma imagem icônica e sólida - já simples por si só - desnecessariamente.

Nova imagem e campanha Visa, que será atrelada ao patrocínio das Olimpíadas de Inverno 2014

Acredito que essa nova identidade da Visa decorre de uma pressão competitiva. O mercado passa agora por uma onda de redesenhos, onde parece fator obrigatório que toda marca se reinvente para expressar sua inserção nesse novo patamar tecnológico que vivemos. A simplicidade é o novo "in"nos trends de marca para esse ano, mas a Visa levou isso para um patamar extremo.

Vídeo institucional com a evolução da marca e slogan

Em 2006 a Visa brilhantemente inseriu o traço dourado na letra v e agregou mais personalidade e diferenciação à sua identidade gráfica, além de criar campanhas inteligentes, divertidas e inéditas. Em 2014 ela retrocede às origens e joga fora anos de estudos e trabalho em nome de uma plataforma universal de comunicação. Um fato que não justifica em nada a simplificação. Não faz sentido substituir uma marca vibrante e relevante, com cores vivas e essências de personalidade, por uma marca fria e universal, com uma cor mais opaca e um gradiente mal executado.

Uma empresa pode mudar sua forma de atuar, pode mudar seu slogan, mudar seus valores em prol de uma experiência melhor para consumidores, funcionários e parceiros. Mas não é obrigatório mudar sua aparência gráfica a menos que essa não mais reflita seus novos ideais. A Visa mudou sem necessidade.

Fica a reflexão: até onde vale a pena apagar, com um balde azul escuro, uma essência construída com excelência?



Postar um comentário