Redesign da Philips, simplicidade nua e crua

Mundialmente conhecida por seus eletrônicos, a gigante holandesa Philips, fundada em 1891, hoje em dia atua em diversos segmentos. Eles mesmos se descrevem como “uma empresa de tecnologia diversificada, focada em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações significativas”. 


Na semana passada a empresa divulgou a nova identidade da marca, um redesenho no mínimo nostálgico. O processo renovação foi conduzido pelo próprio time Philips, liderado pelo designer Thomas Marzano, em parceria com a Interbrand, Ogilvy, e OneVoice. O escudo Philips, gerador de identidade da marca, foi apresentado pela primeira vez ao público em 1938, ou seja, 75 anos atrás. A arte é explicada da seguinte forma, onde cada elemento representa: 


Estrelas – faíscas de inovação

Ondas – vidas digitalmente conectadas pela empresa
Círculo – pessoas tocadas no mundo todo.


   

Durante alguns anos a empresa deixou de lado o escudo, trabalhando apenas com a marca tipográfica, resgatando-o em 2008 com pequenas modificações. Porém o que vemos agora é um redesenho mais robusto e até polêmico, pois vai contra a tendência, um passo contra a corrente de degrades, movimento e tridimensionalismo que vemos hoje em dia. Simplicidade crua através de uma cor chapada e espessa. 




De acordo com a empresa a nova versão é “modernizada para o uso na era digital”, ou seja, simplificado para ser usado em qualquer dispositivo eletrônico. A ideia “menos é mais” faz jus à estratégia da empresa, que recentemente entrou no mundo dos Apps e necessita consistência e clareza de imagem. Junto com a marca a empresa trocou o slogan, o que antes era “sense and simplicity” para uma versão mais ousada “inovação e você”. Veja o vídeo de lançamento da nova identidade




Logo no início a nova identidade visual dividiu opiniões. O escudo nunca foi um elemento emocionalmente carregado, muito menos autoexplicativo, na minha opinião. Não é uma bela peça de design, mas também não é feio. Ele apenas é, como sempre foi, neutro. Porém o pensamento de clareza na era digital apresenta cases de sucesso (como a Apple) e sempre me agradou muito. O novo escudo parece mais à vontade, apesar da cor chapada e do aspecto bold se notam as linhas mais curvas e fluidas, e os elementos mais simplificados permitem o respiro da informação. As ondas diminuíram e a tipografia ganhou mais consistência para assim facilitar a visualização em telas e em pequenos formatos. 


 O que posso dizer da nova identidade é que ela pode não ser a mais emocional ou chamativa, mas ela realmente é funcional para o seu propósito. Um bom exemplo onde estratégia, objetividade e design andam juntos.












7 coments

Parabéns pelo blog! Ótimo post, seus comentários fizeram até um leigo como eu achar que entende alguma coisa de design. Particularmente para mim a marca da Philips sempre foi apenas tipográfica, desconhecia esse escudo. Sucesso é o que te aguarda.

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Muito legal amiga, pode ter certeza que serei frequentadora assídua do blog :) Beijinho!

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Obrigada pelas palavras e pelo feedback, são muito importantes para continuar esse projeto! A filosofia do blog é simplificar informações para que todos possam entender e entrar no universo do branding.

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Quanto à identidade visual da Philips, eles mesmo renegaram esse escudo por anos, muita gente nao lembra ou nem conhece mesmo!
Fique atento que toda segunda e quinta sairão novos posts aqui! Bjs

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Bru, o feedback de uma profissional como você é muito importante! Para você saber: toda segunda e quinta sai post novo aqui! E sugestões são bem vindas, bjs

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Bem retrô essa "nova" identidade...mais parece que a Philips está fazendo parceria com a Pepsi.

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Realmente eles não fizeram grandes mudanças visuais. Parece que o retrô tá voltando a tona Nathan! Quanto mais tecnologia, mais simplicidade vemos nas marcas, é o que tenho percebido.

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